Neste site Na Web

sábado, 26 de dezembro de 2009

Quem não está na Igreja Evangélica está fora da Igreja de Jesus Cristo?


Parte I

"Atos 9:31 A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número."


O termo "igreja" utilizado no Novo Testamento é a palvra grega
ekklesia formada por dois termos ( ek ou ex preposição primária denotando origem (o ponto de onde ação ou movimento procede), de, de dentro de (de lugar, tempo, ou causa; literal ou figurativo),de dentro de, de, por, fora de) e mais o etrmo kaleo que pode ser traduzido por 1) chamar 2) chamar em alta voz, proferir em alta voz 3) convidar 4) chamar, i.e., chamar pelo nome 5) dar nome a 6) receber o nome de 7) dar um nome a alguém, chamar seu nome 8) ser chamado, i.e., ostentar um nome ou título (entre homens) 9) saudar alguém pelo nome

A união destes dois termos ek + kaleo resulta no sentido: 1) reunião de cidadãos chamados para fora de seus lares para algum lugar público, assembléia 2) assembléia do povo reunida em lugar público com o fim de deliberar 3) assembléia de Cristãos reunidos para adorar em um encontro religioso 4) aqueles que em qualquer lugar, numa cidade, vila, etc, constituem um grupo e estão unidos em um só corpo 5) totalidade dos cristãos dispersos por todo o mundo 6) assembléia dos cristãos fieis já falecidos e recebidos no céu.

Uma vez um amigo enviou um e-mail para mim usando uma expressão que na hora que li achei engraçada, mas cheia de lógica! Ele dizia que nosso grupo de amigos estavam 'fora' da igreja (se referindo ao fato de não fazerem mais parte do rol de membros de denominações evangélicas) e ele completav "como podemos estar for da igreja se somos a igreja?"

Então ele completou "fora d igreja, mas fazendo parte da igreja...". Nesse trocadilho ele resumiu tudo: podemos estar sim, fora da igreja evangélica, denominacional, mas assim mesmo e para sempre, fazer parte da
IGREJA (grifo meu), isso porque nunca em nenhuma parte da Bíblia, que é a Palavra de Deus vemos a questão pertencer da a Igreja (a do Senhor Jesus) como se tratando de membresia de denominações! Ser cristão antes de tudo é aquele que segue a Cristo, se identifica com ele e O adora e por assim dizer, O serve (pois quem O adora necessariamente tem de servi-Lo). O termo cristão foi utilizaod pela rimeira vez para identificar aqueles que seguiam a Jesus Cristo, Seus ensinamentos, buscando amar da mesma forma que Ele amou. No grego o termo cristão é Christianos e tem sentido de "seguidor de Cristo" logo, ser cristão não tem nada a ver com fazer parte de uma denominação evangélica ou qualquer outra instituição humana!

"Atos 11:26 tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia. E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos."

O peso que é posto sobre cristão que se 'afastaram' de denoinações e outras insitituições religiosas que alegam ser cristãs é escravizadora! Dizem: "fulano está desviado", "beltrano não está mais na igreja"...isso é atitude marginalziadora e vazia de amor cristão!

Os ensinamentos das igrejas insitucionais são os mesmos das Escrituras?

Longe de ser um criticista pois reconheço o quanto a igreja evangélica já fez bem a tantos, não posso apenas me deixar conduzir pela emoção, mas como proposta deste blog, buscar respostas na Bíblia:

Quem é o pastor nas congregações cristãs segundo as Escrituras?
Leiamos

"
At 14:23 E, promovendo-lhes, em cada igreja, a eleição de presbíteros, depois de orar com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido."

"Efésios 4:11 E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,"

"I Tm 5:17 ¶ Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino."

"At 20: 17 ¶ De Mileto, mandou a Éfeso chamar os presbíteros da igreja." e "28 Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue."

"Tt 1: 5 ¶ Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros,..."

Com estes textos desejo mostrar que:

1. Primeiramente o 'pastor' (ou melhor, o presbítero) era alguém mais velho (daí o nome presbítero - presbus - que no grego siginifica pessoa de idade avançada, maduro emocionalmente e na fé);

2. A sua 'missão' ou 'ministério' era presidir, ensinar e pastorear a congregação na qual ele foi eleito;

3. Eram eleitos e não 'postos' em uma congregação vidno de outros lugares;

4. Tinham a função de bispo (olhar de cima, supervisionar = sentido da palavra grega);

5. Também tinham a função de ensinar (daí o ministério de pastor - Ef 4: 11), portanto o conhecimento pelno das escrituras é fundamental!

Vejamos um pouco do que ocorre nas igrejas evangélcias atualmente:

1. Alguns 'viram' pastores por orgulho, por que querem etr a sua própria igreja!

2. Muitos dos pastores conhecem superficilamente as escrituras e ensinam uma série de doutrinas e práticas estranhas a Bíblia, algumas até heréticas!

3. Na maioria não foram eleitos pela congregação, ou seja, não são da própria congregação, não são homens amadurecidos, e confundem 'título' de pastor com a verdadeira missão pastoral!

4. Muitos pastores são na verdade 'pregadores' por trás dos pulpitos e não pastores no sentido bíblico (que ensina, que apascenta (está sempre junto com as ovelhas, dá a vida por ela, cura, ata, busca a perdida, a defende...)

"Ez 34: 14 Apascentá-las-ei de bons pastos, e nos altos montes de Israel será a sua pastagem; deitar-se-ão ali em boa pastagem e terão pastos bons nos montes de Israel. 15 Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas e as farei repousar, diz o SENHOR Deus. 16 A perdida buscarei, a desgarrada tornarei a trazer, a quebrada ligarei e a enferma fortalecerei; mas a gorda e a forte destruirei; apascentá-las-ei com justiça."

A submissão excessiva e irrestrita às autoridades denominacionais fazem com que muitos servos se percam de sua vocação. Por exemplo, no tocante ao ato de batizar, não há referência alguma na Bíblia de que seja ato exclusivo do pastor, assim um pastor poderia aceitar sim que um cristão maduro na fé , um evangelista (Felipe o era), um diácono possa batizar os convertidos, mas oq ue vemos é uma centralização na pessoa do 'pastor' e isso pode cooperar para uma tendência de 'sumosacerdote' a ele! Outro detalhe é a questão da ministração da santa Ceia, porque a igreja não delivera para que os cristãos possam celebrá-la em suas casas em comunhão com outros irmãos? Medo, talvez, da perca da 'autoridade'... Isso são apenas alguns detalhes...

Outra situação que egra polêmica na sociedade é a ostentação, a avareza, a idolatria ao dinheiro que passou a ser chamada disfarçadamente de teologia da 'prosperidade' ! Pastores deixaram de ser servos e se envolvem cada vez mais no materialismo e na busca de status financeiro, títulos, etc.

"At 19:25 convocando-os juntamente com outros da mesma profissão, disse-lhes: Senhores, sabeis que deste ofício vem a nossa prosperidade"

No grego a expressão euporia ou euodoo e tem sentido de estar preparado para uma jornada, assim sendo, não imgino que alguém que vai sair numa jornada vai levar um montão de coisas materiais, riquezas, mas o necessário e essencial para seu sustento durante esta jornada - a vida!

"2 Coríntios 11:3 Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo."

Muitas pregações são ridículas e recheadas de segundas intenções! Muitos pregadores pregam a teologia da prosperidade visando seu próprio enriquecimento ou de sua denominação! Em vez da simplicidade servil que Cristo nos deixou como exemplo!

"I Timóteo 6:10 Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores."

Aliás, Deus escolheu os pobres para o seu Reino!!!!

"Tiago 2:5 Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam?"

A expressão 'pobres' (no grego ptochos ) em minha terra (Rio Grane do Sul) tem um sentido de pequeno e bem cabe aqui , pois os 'pequenos' (os simples, pobres, humildes) são os escolhidos de Deus!

A verdadeira definição de igreja (chamados para fora) , doutrinas ensinadas e alvos aqui na terra nos levam a questionar sobre a essência espiritual das denominções em si, por mais que sejam até idôneas, estar nela não quer realmente significar ser 'salvo' e estar fora dela não quer dizer 'desviado' , 'perdido' ou 'não-salvo', pois ser cristão está ligado essencialmente a ser um com Jesus e não uma questão de membresia denominacional. Ser cristão significa ser identificado com Jesus, em outras palavras ser confundido com Jesus por atitudes de amor, por palavras abençoadoras, temperadas com sal, por atitudes de mansidão, de humildade, de simplicidade e acima de tudo, de se reconhecer pecador e de ser grato por ser salvo pelo único meio de salvação: pela fé exclusiva em Jesus Cristo!

Nosso objetivo, como já dissemos antes, não é 'pregar contra as igrejas' mas defender a fé bíblica, a salvação do homem não como uma membresia denominacional, mas como pela total suficiência do sacrifício de Jesus Cristo, Nosso Senhor e Verdadeiro Pastor!

Vamos continur com o tema na próxima postagem, pois é beme xtenso e polêmico...até lá!

Que o Senhor nos abençoe!



Nenhum comentário:

Postar um comentário