Neste site Na Web

domingo, 6 de dezembro de 2009

Dinossauros poderiam estar na 'Arca de Noé ' ?


Continuando nosso tema sobre dinossauros, restaria-nos ainda provar que eles precisariam ter entrado na Arca igualmente com os outros animais. As principais dúvidas levantadas são o 'tamanho' da arca para conter tantos animais (e dos grandes!) e a capacidade dos animais conviverem harmonisosamente dentro dela por um período algo superior a 1 ano!
Um criacionista resolveu mandar construir uma réplica da arca de Noé (ainda que com a metade do tamanho real segundo as medias citadas nas Escriturs em Gn 6: 15-18)

Réplica da "Arca de Noé" construída pelo criacionista Johan Huibers para demonstrar que era possível sim conter as espécies animais que Deus havia enviado para a ARCA conforme narrativa em Gn 6: 15-16.

"E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinqüenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura. Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares, baixo, segundo e terceiro."

Medidas:
134 metros de comprimento
23 metros de largura
14 metros de altura
área: 9.250m²
Volume: 43.150 m²
Semelhante a de um transatântico atualmente





Segundo um blog* que há pouco li, o autor deste calculou cerca de 11.800 m², o que passaria em mais de 2.000m² ao volume segundo as Escrituras. Podemos ainda considerar que o côvado empregado como medida por Noé fosse o côvado egípcio o que daria no final uma área bem maior. Outra consideração é de os animais que entraram na arca fossem mais jovens e portanto menores, até mesmo filhotes, aí a área da arca daria perfeitamente para todos! *http://criacionista.blogspot.com/2008/05/tamanho-da-arca-de-no.html


O cientista Richard Owen usou pela primeira vez em 1841* a expressão "dinossauros", assim, esta expressão como vimos em postagem anterior, encontra seu paralelo em tanniym, em Gn 1: 21, que é traduzida como 'baleia' mas a melhor traduçãos seria 'monstro'

A questão de "se Noé levou" os animais para dentro da arca pode ser respondida seguindo dois versos da Bíblia, em Gn 6: 19-20:

19 E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão.
20 Das aves conforme a sua espécie, e dos animais conforme a sua espécie, de todo o réptil da terra conforme a sua espécie, dois de cada espécie virão a ti, para os conservar em vida.

Como cristão, compreendo que ao dizer Deus que "de toda a carne, dois de cada espécie" podemos ou conclur que os dinossauros estavam incluidos e reforça-se a idéia com "de todo o réptil da terra"ou ainda que eles foram deixados para serem extermianos pelo dilúvio (aí teríamos uma boa alternativa para a extinção total deles!)

Penso que agora há uma outra dúvida surgindo: E os dinossauros carnívoros (e igualmente os outros carnívoros de outras espécies) não atacariam os demais seres e os comeriam dentro da arca ou mesmo a caminho dela?

Ah! mais uma dúvida: e estes animais não atacariam Noé e sua família?

Há em Gn 1:29-30 uma declaração de Deus em que Ele afirma e dá a erva verde como alimento para todos os animais (sim, todos os animais pré-diluvianos eram herbívoros assimo como o homem). Nesse caso, se dinossauros entraram na arca, eles eram então herbívoros!

Os fósseis revelam que muitos dos 'dinossauros' eram carnívoros e isso pode endossar a idéia de que estes não entraram na arca...

'29 E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. 30 E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.'

Somente depois do dilúvio Deus autoriza a comer carne - Gn 9: 3, há um novo hábito alimentar desde então:


'Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde.'

Como cristão busco na Bíblia mais respostas:

Gn 7:9
" Entraram de dois em dois para junto de Noé na arca, macho e fêmea, como Deus ordenara a Noé."

O verbo bem colcocado "entraram" para junto de ... demonstra uma ação divina e não com um blogueiro escreveu dizendo que Noé deveria ter passados varios anos 'capturando' estes animais em diversas partes do mundo! Deus, em Sua onipotência 'ordenou' que os animais viessem e 'entrassem' para Noé!

Alguém cético, dentro de suas rezões, poderia alegar: 'ah! mas isso é forçar a barra', contudo. nós cristãos, confiamos que Deus é poderoso para curar doenças, abrir o Mar Vermelho, enviar fogo do céu, ressuscitar mortos, etc, assim, cremos também que Ele pode 'ordenar' animais e estes O obedeçam! Pela fé cristã não há dificuldade nenhuma nisso, afinal, Deus é Todo-poderoso!

Se formos seguir fundamentações científicas não poderemos nem acreditar na arca e nem dizermos que temos fé, pois fé é acreditar em Deus e não em nossos conhecimentos, recursoso e capacitações!

Hb 11:6 "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe..."


Nenhum comentário:

Postar um comentário