Neste site Na Web

sábado, 5 de dezembro de 2009

Afinal, os dinossauros existiram?


Os dinossauros e a Bíblia

Como nossa proposta é que cada tema seja abordado Somente na Bíblia, vamos a Ela para ver o que diz sobre estas espécies.

Base da discussão:

Muitos cristãos ficam sem saída quando o tema a se discutir são dinossauros, fósseis, pré-história, coisas correlatas. Isso porque uma boa parte das denominações vê a ciência como um 'instrumento do mal' e ou seguem repetindo o que a liderança denominacional ensina.
Já deparei com irmãos na fé que me diziam: "Pedro, não existiram não, não é possível", mas embasados no que algum pastor afirmara.
Todos os anos cinetistas renomados, sérios, honestos trazem a tona fósseis de pequenos e grandes animais diferentes dos que hoje existem. Teremos de negar tais achados ou indo ao extemos de 'julgar' todos estes cientistas como 'mentirosos' e 'enganadores' (claro, já existiram cinetistas que mentiram sobre achados fósseis, mas considerar TODOS mentirosos é ser radical demais, não é mesmo?) ou considerar todos esses fósseis como 'irreais' !
O ponto crítico não se assenta em crer ou não nesses achados e sim encontrar base bíblica para a exustência desses animais, assim, cada fóssil que for encontrado poderemos 'aliviados' exclmar: "Acharam mais uma prova de animais criados por Deus e que já não mais existem em nossos dias!"



A Base Bíblica:

Para nós cristãos, diferentes do que pregam os cientistas da linha evolucionistas, as espécies não são resultados de processos evolutivos ilógicos, mas resultado do poder criador de Deus. Precisamos achar então nas Escrituras Sagradas a base bíblica para provar que Deus criou os 'dinossauros' , certo?



Questão de tradução...

No primeiro livro das Escrituras Sagradas, o Gênesis, temos o relato resumido da criação da Terra e de tudo que nela há.
Vamos por partes: De Gn 1: 1 até Gn 1:20 temos a narrativa da criação da estrutura fundamental para a existência da vida na Terra (a atmosfera, as águas de 'cima' e as de 'baixo' - vapor na atmosfera, umidade do ar, rios, lagos, mares, crosta, vegetação, Sol, Lua, tudo coexistindo para 'viabilizar' a vida na Terra! (tudo isso a própria ciência reconhece!). Entramos em Gn 1: 21, a vida animal é então criada, e veja que as primeiras formas de vida são classificadas como 'grandes', ou 'monstros' embora a traduçaõ force para 'baleias' o que não expressa de fato o termo hebraico: 'tanniym' que é, nesse versículo traduzido como 'baleia', mas a melhor tradução aponta para a expressão 'monstro' no sentido de 'grande', 'gigante'!

Encontramos esse termo em outras passagens que igualmente são traduzidas de formas diferentes!

Outras expressões hebraicas nas Escrituras Sagradas descrevem seres colossais e sem iguais entre os animais atuais:

O LEVIATÃ

    "Naquele dia o Senhor castigará com a sua dura espada, grande e forte, o Leviatã, a serpente veloz, e o Leviatã, a serpente tortuosa, e matará o dragão que está no mar" (Isaías 27:1)

    "Fizeste em pedaços as cabeças do leviatã, e o deste por mantimento aos habitantes do deserto" (Salmo 74:14)

    "Tal é este vasto e espaçoso mar onde se movem seres inumeráveis, animais pequenos e grandes. Ali passam os navios; e o leviatã para nele folgar" (Salmo 104:25,26)

Reassaltamos que a respeito do Leviatã é visto como um animal que vivia no mar. Algumas traduções da Bíblia têm em rodapé (não no texto original) a referência que o leviatã é o crocodilo. Porém o crocodilo não pode ser compararado ao ser descrito nas passagens rcitadas, nem em Jo 41. A passagem bíblica de Salmo 104:26 chega mesmo a traçar um paralelo de grandeza entre o o leviatã e um navio (observe que não compara a um pequeno barco) : 'ali passam os navios; e o leviatã para nele folgar.'

O Leviatã é apresentado como um animal temido, saindo chama (entenda-se, calor) da sua boca (v.21), com pele tão espessa (15-17) que nem espada ou pedra o afugenta. Curiosamente, lemos no verso 9 de Job 41: "eis que a sua esperança falhará" numa clara e evidente referência à sua extinção. Por outro lado, isso significa que o homem conviveu com ele, pois descreve-o de uma forma muito completa.

O BEEMOTE. Também Jo 40:15-24 fala do Beemote, que era um ser herbívoro (v.15). Ele movia a sua cauda, com ossos fortes (v.17) e era impossível de capturar (v.24). Embora algumas versões da Bíblia o apresentem como o hipopotamo, a descrição não é conducente com esse animal, mas com um dinossauro.

OUTRAS REFERÊNCIAS. Mas existem outras passagens que se referem a "dragões" de vários tamanhos, como * Isaías 34:13. * Miqueias 1:8. * Malaquias 1:3. Nestas passagens, a palavra original no hebraico é tanniym, isto é, 'monstro'. Os dinossauros foram criados por Deus, multiplicaram, encheram a terra e conviveram com o Homem, cumprindo assim a ordem de Deus (Gén.1:22).
Veja mais sobre este tema em: : http://www.luzparavida.net/dinossauros.html

O que abordo aqui neste post é que há na Bíblia expressões que podem ser traduzidas como 'grandes animais' e mesmo sobre a 'extinção' destes, embora não pretenda a Palavra de Deus ser uma enciclopédia científica e por isso não se detém no assunto. Todavia, a Bíblia afirma a existência de grandes animais e isso pode nos levar a crer que estes animais exisitiram!

No próximo post vamos abordar a questão de que existindo esses grandes animais eles devem ter entrado na arca que Noé, segundo modelo que Deus lhe deu. Até lá! Que Deus nos abençoe a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário